ALAIR GOMES: UM VOYEUR NATURAL

ALAIR GOMES: UM VOYEUR NATURAL

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura inaugura no próximo dia 29 de maio, às 19h30, a exposição Alair Gomes: Um Voyeur Natural. Reunindo fotos da coleção do diplomata Joaquim Paiva, a exposição tem curadoria de Alexandre Santos, e acontece em dois diferentes espaços da Usina do Gasômetro, a Galeria Iberê Camargo (no térreo) e a Galeria Lunara (no 5º andar, onde haverá projeções de imagens). No mesmo dia, acontece o lançamento do terceiro volume da coleção Escrita Fotográfica, dedicado ao trabalho de Gomes, com textos de Alexandre Santos e Joaquim Paiva.
Alair Gomes (1921-1992) celebrizou-se por fotografar da janela de seu apartamento em Ipanema os corpos em movimento de rapazes que se exercitavam na beira da praia. Segundo o curador Alexandre Santos, professor do Instituto de Artes da UFRGS e especialista no trabalho de Gomes (objeto de sua tese de doutoramento, defendida em 2006), a obra do fotógrafo carioca "é bastante significativa no cenário da arte contemporânea, não somente para o Brasil, mas também para o mundo, dialogando com artistas como os norte-americanos Duane Michals e Robert Mapplethorpe". Por se tratar sempre de imagens seqüenciais, o trabalho de Alair se diferencia da fotografia tradicional, fazendo fronteira com o cinema e a literatura. É inspirando-se em proposta do artista - elaborada através de um escrito dos anos 1970 - de dialogar com a linguagem fílmica que, nesta exposição, serão mostradas algumas das seqüências a partir de um slide-show na tremonha da Galeria Lunara e em projeções urbanas.
Até muito pouco tempo atrás, Gomes era visto como um nome maldito da fotografia brasileira, devido ao caráter marcadamente homoerótico de seu trabalho. Foi só depois de sua morte, em 1992, que seu nome começou a sair do ostracismo, a partir de uma exposição organizada pelo colecionador Joaquim Paiva na I Bienal de Fotografia de Curitiba, no ano de 1996. Na ocasião, o crítico e curador francês Hervé Chandés, diretor da Fundação Cartier de Arte Contemporânea, ficou impactado com a originalidade do trabalho de Gomes. Em 2002, Chandés dedicaria ao artista uma consagradora exposição individual em Paris, na sede da Fundação Cartier. O sucesso da exposição e do catálogo editado pela Fundação Cartier fizeram com que rapidamente o nome de Gomes passasse a circular no meio artístico internacional, ainda que no Brasil ele fosse relativamente desconhecido.
Em Porto Alegre, serão mostradas diversas seqüências das séries Sonatinas, Four Feet (Sonatinas, Quatro Pés) e Beach Triptychs (Trípticos de Praia), todas oriundas da coleção de Joaquim Paiva. Reconhecido como o maior colecionador de fotografia do País, com um acervo de cerca de 20 mil imagens de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, Paiva foi o primeiro colecionador a possuir o trabalho de Gomes, seguido de Gilberto Chateaubriand e de instituições como o Itaú Cultural e o Museu de Arte de São Paulo (na coleção Pirelli/MASP). O espólio de imagens de Gomes está aos cuidados do importante Setor de Iconografia da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e é composto de cerca de 16 mil fotografias e 170 mil negativos. No dia 31 de maio, às 17 horas, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, acontece a mesa-redonda O Legado de Alair Gomes, com a participação de Joaquim Paiva, do curador Alexandre Santos e da professora Blanca Brittes, do Instituto de Artes da UFRGS. Já no dia 26 de junho, a obra de Alair volta a ser debatida na mesa Corpo e Arte Contemporânea, na Pinacoteca Barão de Sto. Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS, às 19 horas. Além de Alexandre Santos, curador da exposição, participam do encontro as professoras e pesquisadoras Ana Albani de Carvalho (do Instituto de Artes da UFRGS) e Niura Legramante (do Atelier Livre da Prefeitura e da FEEVALE).
ALAIR GOMES: UM VOYEUR NATURAL
Abertura: 29 de maio de 2008, às 19h30min.
Exposição: 30 de maio a 06 de julho de 2008.
Horários:diariamente, das 9h às 20h.
Onde:Galeria Iberê Camargo e Galeria Lunara - Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre - RS
Fone:(51) 3289.8100



Comentários (1)
17-10-2009 14:45
 
fotos de alair gomes
adorei tudo. se possivel gostaria de receber outras fotos da alair gomes em meu e-mail cezar
 
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Escreva um comentário.
Spam ou comentários não relevantes serão eliminados.
Nome:
E-mail
Homepage
Título:
Comentário:

Código:* Code